Em "surto", ministros do STF querem agir diretamente nas eleições de 2026

Uma parcela dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) defende uma participação mais ativa da Corte no processo eleitoral de 2026. Essa atuação ocorreria por meio do instrumento jurídico conhecido como Reclamação Constitucional, mesmo com três integrantes do STF já ocupando vagas de ministros titulares no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em "surto", ministros do STF querem agir diretamente nas eleições de 2026

Em “surto”, ministros do STF querem agir diretamente nas eleições de 2026 Uma parte dos ministros do STF considera usar a Reclamação Constitucional como instrumento para atuar mais ativamente no processo eleitoral de 2026. Esse mecanismo permite que o STF revise decisões de instâncias inferiores que contrariem suas próprias determinações. A preocupação é que o TSE, sob comando de André Mendonça e Nunes Marques, gere controvérsias, assim como a eleição de Lula em 2022.

  • Ministros do STF avaliam usar a Reclamação Constitucional para aumentar a participação da Corte nas eleições de 2026.
  • Esse instrumento jurídico permite ao STF intervir quando decisões de instâncias inferiores contrariam entendimentos já estabelecidos pelo próprio Supremo.
  • Mais de 4 mil Reclamações Constitucionais tramitam no país, visando assegurar a autoridade e competência do STF.
  • Um exemplo recente envolveu a disputa sobre o mandato tampão do governo do Rio de Janeiro, com intervenção do ministro Cristiano Zanin.
  • Há receio entre ministros sobre a atuação do TSE com André Mendonça e Nunes Marques, e a eleição de 2022 é citada como motivo de ‘trauma’. https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/84291/em-equotsurtoequot-ministros-do-stf-querem-agir-diretamente-nas-eleicoes-de-2026
Write a comment